terça-feira, 13 de abril de 2010

4. A série "Paris Pittoresque" e "Le vieux Paris" [Paris de Atget]

A nova abordagem de Atget quanto aos temas arquitetônicos levou-o a ser escolhido para uma nova série de comissões. Ao restringir-se a edifícios e artefatos anteriores a 1789, especializou-se prudentemente numa área particularmente rentável do mercado fotográfico. Indícios discretos de dois dos fundadores da Commission, ambos conhecimentos pessoais seus, o dramaturgo Victorien Sardou e o pintor Edouard Detaille, presidente da Société des Artistes Français, podem também ter influenciado sua decisão. Atget procurava a maioria dos assuntos para retratar no centro da cidade – edifícios públicos, casas de cidade aristocráticas, igrejas, fachadas completas, assim como detalhes arquitetônicos. Os seus primeiros resultados fotográficos demonstram uma certa falta de unidade de estilo, como se ainda procurasse um rumo. Assim, testemunham uma formação estética auto-didática, cujo propósito não era unicamente ditado pela ambição. As fotografias da vida nas ruas, inteiramente naturais, também advém deste período experimental. Aqui, e mesmo antes da virada do século XX, Atget utilizou um método que estava bastante avançado face aos desenvolvimentos da foto-reportagem que se dariam mais tarde. Em breve começaria a se dedicar especificamente à dimensão social das cenas que presenciava.

Atget começou a reunir todas as fotografias da vida social parisiense numa série, à qual chamou “Paris pittoresque” (Paris pitoresca), ao passo que as fotografias da arquitetura da cidade foram agrupadas sob o nome de “Le vieux Paris” (A velha Paris). Simultaneamente, os amontoamentos de textos impressos e as colunas para os cartazes, que eram um elemento novo e perturbador para a vida urbana tradicional, também pareciam de grande interesse para Atget. Quando ele chegou a 1901, já havia tirado cerca de 1400 fotografias da cidade.

Fonte: texto de autoria de Andreas Krase, traduzido por André Paiva, do livro Atget Paris – Ed. Taschen, 2001.

Nenhum comentário: