segunda-feira, 19 de abril de 2010

5. Vendedores de rua - Paris de Atget

Entre 1899 e 1901, ao mesmo tempo que as primeiras fotografias topográficas, Atget produziu a série “Petits Métiers”, que mostra vendedores e comerciantes ambulantes nas ruas de Paris. O aprendiz de pasteleiro, a florista, o vendedor de cestos e o amolador, todos eles posaram para a câmara, não como indivíduos, mas como representantes da sua profissão. É evidente que Atget tinha consciência da dimensão teatral deste tipo de empreendimento. Como se assumissem um papel, os atores no drama da vida cotidiana subiam, sem ambições, ao palco urbano.

Os vendedores ambulantes eram bastante associados à Velha Paris, uma vez que na era dos grandes armazéns, o seu modo de vida não seria muito viável e começara a parecer arcaico. Os registros de Atget apresentavam-nos como elementos decorativos na imagem tradicional da cidade. O seu charme pitoresco era o do anacronismo. Em contraposição à sua prática habitual, Atget usou uma lente com alcance focal relativamente longo, o que permitia às figuras sobressaírem da paisagem, como se fossem silhuetas.

Para esses trabalhos, Atget baseou-se na iconografia tradicional dos comerciantes de rua e dos pregoeiros, que haviam estado em circulação como imagens populares desde o século XVI. A introdução da máquina de impressão durante o século XIX permitira que fosse satisfeita a procura crescente por recordações turísticas, e que fosse mantida a popularidade do gênero. Os fotógrafos viravam-se, agora, para este gênero, primeiro na Itália, e depois em toda Europa. Tal como a versão impressa, as suas “imagens de personagens” fotografadas mostravam representantes de profissões antiquadas e de comerciantes ambulantes, contra uma paisagem neutra, acompanhados das suas mercadorias ou dos instrumentos da sua profissão.

Na França, os tradicionais conjuntos de imagens conhecidos como “Cris de Paris” continuavam a ser muito procurados. A partir da década de 1890 houve um número sempre crescente destas imagens, que recriavam o estilo de fotografia “instantânea” e que eram, por vezes, baseadas nelas.

As séries de Atget geraram uma resposta animada entre os artistas, editores e coleções públicas, tendo resultado na sua decisão de as imprimir sob a forma de postais. Desde cerca de 1904, o editor parisiense Victor Porcher, distribuiu cerca de 80 exemplares da série “Lês petits métiers de Paris” em nome de Atget.

Nenhum comentário: